sexta-feira, 29 de julho de 2011

Deus Nas Mais Variadas Crenças

Teísmo: Doutrina que afirma a exigência de Deus. Deus é encarado, pelos teístas, como uma Pessoa (o que significa que a sua relação com o ser humano adquire uma carácter pessoal). Trata-se de um Deus perfeito, único e transcendente, criador e conservador do universo. Os Teístas admitem que deus governa o mundo, considerando ser possível uma demonstração racional da sua existência.

Deísmo: Posição filosófica que afirma a existência de Deus, com base na revelação, da graça, dos dogmas, dos milagres ou da relação pessoal com o ser humano. Deus, para os "deístas" é um ser supremo, criador do universo, à qual é negada a sua intervenção no mundo posteriormente à criação.

Ateísmo: Posição filosófica que nega a existência de Deus e de qualquer realidade que se possa considerar natureza divina.

Agnosticismo: Posição filosófica, que defende que não é possível o Homem saber se Deus existe ou não. O agnosticismo advoga a suspensão do juízo e da crença relativamente àquilo a que a razão e os sentidos não têm acesso.

Fideísmo: Doutrina que sustenta a incapacidade da razão humana para atingir determinadas verdades, as quais só são acessíveis mediante a fé. Deus, segundo os "fidealistas" só é acessível para quem possui fé.

Panteísmo: Posição filosófica segunda a qual Deus e o mundo são a mesma realidade. Deus e o mundo identificam-se . Segundo o Panteísmo Deus é tudo, ou tudo é Deus.


Cícero Moreira dos Santos
Estudante de Teologia

Nenhum comentário:

Postar um comentário