quarta-feira, 27 de julho de 2011

ESCOLAS DE PARAPSICOLOGIA

    Distinguem-se quatro principais Escolas de Parapsicologia, melhor diríamos ramos da Parapsicologia segundo os seus objetos tradicionais ou preferenciais de investigação, especialização ou ensino: a Escola Materialista, a Escola Espiritualista, a Escola Eclética, e desta surgiu ou dela formando parte a importantíssima e imprescindível Escola Teórica. É claro que nos países onde prevalece cada Escola, há Parapsicólogos que seguem os rumos de outra Escola.
  A Escola Materialista era uma das Escolas de Parapsicologia antes ou até 1960. Predominava nos países da antiga “cortina de ferro”: Instituto de Fisiologia da Universidade de Leningrado, Centro de Estudos Parapsicológicos na Checoslováquia, cátedra e Instituto de Parapsicologia nas Universidades de Moscou e Leningrado, etc... Estudavam exclusivamente os Fenômenos Parapsicológicos que têm uma explicação fisiológica, fundamentando-se principalmente nas teses de Pavlov, e davam por suposto que todos os Fenômenos Parapsicológicos tinham que ser Extranormais (EN), ou seja, depende dos sentidos.. Hoje podemos dizer que a Escola Materialista não mais existe, estudam também e admitem  os Fenômenos Paranormais, que não depende dos sentidos (PN), integrando-se na Escola Eclética, não ainda, ou poucos dos seus membros, na Escola Teórica.
 A Escola Espiritualista ou Escola Norte-Americana deveria considerar-se simplesmente como outro ramo da Parapsicologia, mas lamentavelmente seus membros se caracterizam por ignorar as outras Escolas e autoconsideram-se os únicos (?) Parapsicólogos existentes no mundo.
  Foi iniciada pelo Dr. McDougal e desenvolvida pelo Dr. Rhine na Universidade Duke, Durham, Carolina do Norte. Entre os pioneiros desta Escola há que citar também os Drs. Pratt, Pearce, Zener... e tantos outros, que se dedicaram à investigação na base de Experiências Quantitativas, por estatística matemática, em laboratório.
 O mérito desta Escola é duplo: 1- pela mesma metodologia materialista aceita e proclamada como única (?) científica pela quase totalidade das universidades de hoje, 2- haver demonstrado que existe no homem uma faculdade paranormal (PN), extrasensorial, espiritual: ESP ( e pretendidamente também a inexistente Psi-Kappa -PK). É por isso que também é chamada Escola Espiritualista.
  A Escola Norte-Americana é sem dúvida  a mais difundida e conhecida, além de pela propaganda norte-americana, também precisamente pelo exclusivismo metodológico empregado na pesquisa. E por isso deve-se também a ela que a Parapsicologia haja sido reconhecida internacionalmente por muitos  cientistas e instituições científicas estabelecidas.
  Isto é, em vez de libertar a Parapsicologia, como se pretendeu desde sua fundação em 1882, para o estudo os Casos Espontâneos ou provocados, ao menos na intenção dos  seguidores do Espiritismo, Ocultismo, Magia, etc, muitos ou todos supostamente Supranormal - SN como eram considerados antes do estudo, a Escola Norte-Americana escravizou a sua Parapsicologia aos métodos tradicionais no estudo da matéria e da sua regularidade.
  A Escola Eclética ou Escola Européia, junto com a Escola Teórica que dela forma parte, é sem dúvidas a melhor Escola, imprescindível, a verdadeira e importantíssima Parapsicologia.
  É designada eclética porque os seus corifeus se debruçaram não só sobre os Fenômenos EN como os da Escola Materialista, nem só sobre os Fenômenos PN como os da Escola Espiritualista, senão tanto sobre os Fenômenos EN como sobre os PN e ainda, desde o inicio, sobre os Fenômenos Supranormais -SN. Todos os Fenômenos Parapsicológicos, antes e quando a Parapsicologia começava, eram considerados SN. A pesquisa demonstrou que muitíssimos eram falsamente SN: em ambiente de Espiritismo, de Demonologia, de Seitas, de Curandeirismo, etc.;  e outros verdadeiramente SN: muitos, e só em ambiente religioso divino. Observar o ambiente também pertence à ciência de observação...
   Desde o inicio seus representantes souberam compreender os três tipos de ciência: 1.- A menos importante, mas fundamento de qualquer outra ciência: ver, observar, experimentar: as ciências de observação ou da  experiência. 2.- Mais importante  que ver é o raciocínio, diferenciar, deduzir... Filosofia. Mas sobre a base da experiência, se não seria sofisma e não Filosofia. 3.- E a ciência mais importante, a Teologia, a palavra de Iahweh, mas antes pertence às ciências de observação demonstrar o fato da Revelação, do contrário não seria Teologia, senão invencionices, Superstições ou “teologúmena” como depreciativamente dizia o famoso teólogo e grande Parapsicólogo Pe. Karl Rhaner S. J.
 Dadas as peculiares Características do Fenômeno Parapsicológico, muito justamente os membros desta Escola, por cima das Experiências Quantitativas dão preferencia e mais  importância às Experiências Qualitativas e à coletânea e análise de Casos Espontâneos.
  Desta Escola Eclética são todos os pioneiros da Parapsicologia inclusive já antes da fundação da SPR -Society for Psychical Research,  seguida principalmente pelos investigadores europeus, donde surgiu a denominação de Escola Européia. 
  Há que distinguir e destacar dentro desta Escola Eclética ou Européia um grupo de elite, a chamada Escola Teórica. Desenvolve um trabalho preferentemente de compilação, revisão, classificação, dedução de conseqüências e implicações, etc... das experiências e observações de todas as Escolas e Parapsicólogos.
 Trabalho fundamental, e que evita distorções e erros de interpretação em investigadores que podem ser excelentes experimentadores e observadores e, lamentavelmente, também costumam ser péssimos filósofos, piores teólogos e de admirável incultura quando saem da sua especialidade por vezes limitadíssima.
   Nesta Escola Teórica há nomes tão importantes como Mirville, Guénon*, Hodgson, Heredia, Morselli, Tocquet, Thurston, Omez, Quevedo, Kloppenburg, Roure,  Palmés, Zacchi, Alfano, Silva Melo, etc., etc. Homens de admirável cultura global, como é necessário, em tudo o relacionado e que interessa  à Parapsicologia. Nela há que incluir e destacar  o mestre inigualável  de todos os Parapsicólogos,  Papa Bento XIV.

Nenhum comentário:

Postar um comentário