terça-feira, 26 de julho de 2011

A Importância da Parapsicologia

       A parapsicologia universitária foi fundada em 1882 por Gurney. Myers e Poodmore, com a colaboração de outros grandes cientistas de todo o mundo, precisamente para estudar os fenômenos dos médiuns e a interpretação espírita que se espalhavam por todas partes. A realidade dos fenômenos foi confirmada, embora espontâneos e incontroláveis, contra a afirmação dos espíritas que os pretendem obter nas suas sessões com dia e hora marcados. Mas  a parapsicologia, como provamos nos artigos, arrasou com a interpretação espírita. Depois passaram a estudar a demonologia, e depois os milagres...
 
     A divulgação das explicações científicas dos fenômenos parapsicológicos traz ao campo da ciência o que até agora se encontrava no terreno da superstição. Estabelece as verdadeiras dimensões da realidade. Evita os perigos e consequências negativas das interpretações erradas. 

      Conforme se analizam os fenômenos, notam-se vinculações da máxima importância com os restantes ramos da ciência. Como afirma Myers: "Estas perturbações da personalidade, não são para nós o que tem sido para outras gerações precedentes, isto é, simples fatos extraordinários que os céticos tem o direito de não acreditar. Pelo contrário, começa-se a considerá-los como problema de Psicologia do mais alto interesse, que nos darão uma visão da estrutura íntima do homem." 

      Estamos pois tocando em um ponto central do Ser Humano que nos revela o íntimo do seu ser.

    É a Psicologia a primera a receber contribuições preciosas da Parapsicologia. Desejos, revoltas inconscientes, ou mais ainda, o próprio inconsciente que vai se revelando através de todos estes fenômenos. 

    A Parapsicologia nos tem ensinado que o consciente não é mais do que uma pequena camada de reduzida espessura que recobre um oceano. 

      O terreno da Psicopatologia é campo ainda pouco explorado. E os fenômenos parapsicológicos nos revelam grande parte dessa área oculta do homem. Por isso "os que enfrentam as duras realidades das limitações médicas, neste vasto setor que envolve uma parte tão grande das doenças da espécie humana, apreciariam a necessidade de uma investigação cuidadosa do problema." 

      Claude bernard escreveu: "O sábio que quer encontrar a verdade deve conservar seu espírito livre, calmo e, enquanto for possível, não ter jamais os olhos umedecidos pelas paixões humanas; como diria Bacon...A superstição ainda desempenha na medicina, um grande papel. Os feiticeiros, videntes, curandeiros são consultados como se fossem médicos." 

      Muitos fenômenos classificados pelos católicos como místicos. E como do além por algumas doutrinas, são perfeitamente idênticos entre sí. ( e idênticos aos surgidos em muitos outros ambientes: demonológicos, lamismo, tibetano, espírita, ufos, yoga, hindú, etc...). Na realidade trata-se de fenômenos puramente parapsicológicos de todas as épocas e de todos os povos, fenômenos humanos, embora interpretados de maneira completamente diferente segundo as diversas concepções das várias civilizações e culturas. Fenômenos autenticados com provas válidas de verdade histórica. 

      "As levitações de D.D. Home se parecem muito com as levitações de São José Copertino. A fragrância durante as sessões de Stainton Moses tem centenas de paralelos com os suaves aromas que se associavam aos êxtases de santos como Santa Catarina de Ricci ou Santa Verônica Giuliane. Os muitos casos registrados nos quais o Santíssimo Sacramento voou do altar, ou das mãos do sacerdote, para os lábios de uma comungante em êxtase; podem ser considerados muitos semelhantes ao fenômeno chamado de Telecinesia. A irradiação luminosa (fotogênese) de que se fala, acontecidas nas vidas de alguns santos, tais como Santa Catarina de Sena e Cura d'Ars, ocorreu também com frequência nas manifestações de Home, Eglington e outros médiuns. Os desenhos, ainda conservados, que foram feitos pela Beata Crescência Hoss, no começo do século XVIII, são similares aos notáveis "desenhos de espíritos" realizados por pessoas como Mr. R.L. Thompson e Miss Heron Maxwell que nunca receberam ensino artístico de nenhuma espécie. 

      O Concílio Vaticano I declarou: " Quando o objeto da pesquisa permite é sempre possível encontrarmos nas Ciências Naturais, auxiliar para o estudo da revelação." 

     Outro aspecto da importância da Parapsicologia é o estudo do Milagre. A ninguém escapa a importância científica, social e pastoral que a Parapsicologia pode alcançar do estudo do Milagre. Dado que os milagres tem um aspecto histórico e fenomenológico, em nosso mundo, também é objeto de estudo da Parapsicologia, que precede ao estudo da Teologia. 

     E o cientista, por sua parte, não deve se afastar do estudo do milagre por receio das possíveis consequências religiosas ou pelo ambiente religioso que cerca o possível milagre. Os milagres são de tal categoria, importância e transcendência que seu estudo deveria ser tomado muito a sério por qualquer pessoa que tivesse interesse e capacidade científicas, por todo sábio consciente de suas responsabilidades individuais e sociais. 

      Outro tema importante para a religião: O ser Humano possui uma faculdade espiritual que supera o tempo e o espaço. A morte se concebe como o fim da vida física, temporal, espacial. Portanto, a sobrevivência deixa de ser algo puramente hipotético, ou de necessidade teológica ou metafísica, para passar a ser algo de necessidade também. 

      Como resumo, podemos citar o Pe. Reginald Omez, O. P.: " Os parapsicólogos podem prestar à Igreja um apreciável serviço, ajudando a determinar as fronteiras entre o maravilhoso sobrenatural, autêntico e os falsos milagres que se multiplicam em nossos dias; e fixando critérios que permitam reconhecer o parapsicológico explicável naturalmente apesar de suas aparências misteriosas.". 

Pe. Oscar G. Quevedo S.J.

Nenhum comentário:

Postar um comentário