quarta-feira, 27 de julho de 2011

O ESTUDO DA PARAPSICOLOGIA

     O termo Parapsicologia foi estabelecido pelo alemão Max Dessoir em 1889, divulgado por Hans Drieschem 1932, e estabelecido oficialmente em 1953 no Congresso Internacional de Utrech substituindo os nomes, até então mais freqüentes, de Metapsíquica, Ciências Psíquicas , Pesquisa Psíquica, e outros.
   A definição de Parapsicologia, pela etimologia, pareceria  ser “para além da Psicologia”. Na prática e mesmo teoricamente são muito variados os conceitos de Parapsicologia. A raiz grega para tem um amplo e complexo significado: além de, junto a, à margem de, ao lado de, agregado a... A Escola Teórica, e destacadamente o CLAP, mais uma vez teve que sistematizar e precisar os conceitos entre tantos autores, às vezes inclusive com méritos em certas áreas, mas com conhecimentos e visão... “míopes” ou efeito de Lavagem Cerebral.  
  Na realidade e pela historia da pesquisa entende-se por Parapsicologia o conjunto dos ramos da ciência que têm por objeto a comprovação e a análise dos Fenômenos incomuns, e por isso misteriosos, mas que por estarem relacionados com o homem, apresentam de inicio certa possibilidade de serem resultado de faculdades humanas.
   Partiu-se do pressuposto errado de que todos esses Fenômenos se devem a forças humanas naturais, Para-psico-logia, mas na realidade não se exclui aprioristicamente que de fato sejam realmente Supranormais SN alguns entre esses Fenômenos, aprioristicamente antes e mesmo hoje freqüentemente todos considerados SN por diversas religiões e Seitas.
   Há que distinguir entre Parapsicologia científica ou universitária e o uso abusivo do nome entre exploradores e charlatões, que nem estudaram nem lecionam Parapsicologia em nenhuma Universidade. Sem título de Parapsicólogo por nenhuma Universidade, apresentam alguns um conjunto heterogêneo de elementos científicos e não científicos, à mistura com as mais diversas espécies de Superstição e Ocultismo, apresentadas com pretensa aparência científica. Tal fato permite a existência de um todo indistinto, onde, a par de verdadeiros pesquisadores e cientistas, se podem achar charlatões, oportunistas e psicopatas, que a si mesmos se intitulam Parapsicólogos, cumulativamente com as designações da área da Astrologia, Curandeirismo, Cirurgia em Astral e Psíquica, Adivinhação, Espiritismo, etc. e que, na sua maioria, ou traduzem uma Superstição bastante primitiva, ou que outro fim não têm que a exploração da ignorância e da ingenuidade dos homens, da estupidez humana.
  A Parapsicologia se estrutura em trabalhos e estudos científicos. Mas é muito importante ter em consideração que geralmente em Parapsicologia, precisamente por tratar de Casos  Espontâneos, não repetíveis à vontade, e muitos deles extrasensoriais, não se podem usar os métodos de pesquisa usados na ciência Materialista. É erro da ciência Materialista querer reduzir toda a metodologia científica à estatística, ao laboratório, à repetição à vontade.... Em Parapsicologia, porém, geralmente há que empregar métodos “novos” de pesquisa , após provar a validade do método, como exige a aplicação a objetos “novos”.
   Há, além desses fatores intrínsecos, outro óbice considerável a impedir unânime aceitação da Parapsicologia e mesmo da existência dos ditos Fenômenos Parapsicológicos: as suas graves implicações com determinadas áreas de Ocultismo e Superstição por um lado, e por outro lado num mundo “científico” (?) que aprioristicamente tornara-se Racionalista, Positivista, Materialista, Agnóstico, etc., negando realidades ou possíveis realidades que nunca estudara!
  Além disso, é preciso considerar também mais dois fatores que constituíram um sério problema para a aceitação da Parapsicologia: a precariedade do testemunho puramente humano quando isolado e circunscrito; e a Fraude freqüente, como seu complemento. Mas nem sempre o testemunho humano tem tais limitações e há formas de garantir a realidade não fraudulenta.
  Casos Espontâneos, Experiências Qualitativas, prodígios catalogados pelos Bolandistas e analisados segundo as normas de Bento XIV, outros catalogados desde 1882 pela SPR, fatos  observados e subscritos por tantos vultos da ciência e pessoas as mais fidedignas, o acervo de Fenômenos Parapsicológicos é impressionantemente vasto para deixar de ter um imenso e real valor científico.
  Corresponde à Parapsicologia e aos verdadeiros cientistas continuar abrindo passo para convencer os cientistas vítimas de preconceitos, que não é a realidade ou possível realidade que tem que se adaptar ao método de pesquisa da ciência Racionalista, Materialista, Modernista, etc; senão que há que buscar e aceitar os métodos de pesquisa que se adaptem à realidade, exigidos pela realidade. Isto é ciência.

    Existem no mundo muitas instituições universitárias, onde se investiga e leciona a autêntica Parapsicologia. Deve destacar-se por seu especial significado a cátedra de Parapsicologia na Universidade Lateranense, no Vaticano - Roma. Em nossa América-Latina houve em Argentina na Universidade Kennedy e na universidade del Salvador, em Buenos Aires, e na Universidade de Rosário, mas não tiveram continuidade. Igualmente não teve continuidade a cátedra e centro de pesquisa de Parapsicologia da Universidade Católica de Santiago de Chile. Continua o CLAP, sem ajuda e enfrentando cada dia maiores dificuldades, mas também cada dia mais respeitado.
  Em 1953 a Parapsicologia foi  reconhecida oficial e universalmente como ciência, após o Congresso Internacional de Parapsicologia organizado pela “Parapsychology* Foundation”, pela Universidade Real de Utrech e pelo Ministério de Educação e Cultura da Holanda.
  Em 1960, a UNESCO classificou a Parapsicologia como a ciência mais importante para a humanidade. Neste sentido da importância, fala muito alto o fato de tantos e tantos homens de ciência, políticos, industrias, sacerdotes..., que havendo tomado conhecimento do que é a Parapsicologia arriscaram sua reputação perante a ciência estabelecida, Racionalista ou Materialista etc, renunciaram a um futuro ou situação prometedora ou satisfatória, marginalizaram outras atividades compensadoras..., para mergulhar plenamente na pesquisa e difusão da Parapsicologia.
  A lista destes heróis seria interminável. Destaquemos ao menos Aksakof, Albuquerque, Pe. Alfano, Barret, Bechterev, Boirac, Bois, Bolton, Bozzano, Carrel, Carrington, Cazzamalli, Rdo. Colley, Crookes, Dingwall, Driesch, Pe. Faria, Fernández, Flammarion, Flournoy, Fontenay, Gelley, Pe. Hell, Pe. Heredia, Hodgson, Hyslop, James, Lang, Larcher, Lombroso, Maxwell, Murray, Myers, Ochorowicz, Pe. Omez, Osis, Osty, Reichenbach, Richet, Rhine, Sidgwick, Soal, Thomson, Thouless, Pe. Thurston, Thury, Tocquet, Vassiliev, Pe, Wiessinguer, Pe. Zachi, Zollner, etc., etc.. Para não citar o testemunho de outros que lamantaram não haver conhecido oportunamente a Parapsicologia, como Freud que confessou em carta ao Parapsicólogo H. Carrington que se houvesse sabido o que era Parapsicologia quando começou a estudar Psicologia, não se teria feito Psicanalista senão Parapsicólogo, porque a Psicologia só pode conhecer uma partícula da pele do homem, o verdadeiro homem o está descobrindo a Parapsicologia...
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário